domingo, 28 de agosto de 2011

Portais de Voluntariado no Brasil

     AJUDA BRASIL - Um dos maiores do país. Entre seus conselheiros estão artistas como Malu Mader e Luciano Huck, além de executivos da Globo e da Editora Abril. www.ajudabrasil.org .
     ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS (ABONG) - A entidade representa 270 organizações não-governamentais brasileiras. O site oferece link e formas de contatar as organizações associadas. www.abong.org.br.
     CENTRO DE VOLUNTARIADO DE SÃO PAULO - Permite que os candidatos ao trabalho voluntário na região metropolitana de São Paulo possam escolher a entidade mais próximas de sua residência www.voluntariado.org.br
     PARCEIROS VOLUNTÁRIOS - Entidade gaúcha gaita integra uma rede de 67 entidades, distribuídas por todo o Rio Grande do Sul, que combatem os problemas sociais e ambientais, www.parceirosvoluntarios.org..br.
     PORTAL DO VOLUNTÁRIO - Criado numa parceria entre a Rede Globo, o portal globo com e a IBM Brasil, o portal é uma comunidade virtual de voluntários. www.portaldovoluntario.org.br
     RIO VOLUNTÁRIO - Portal destinado - principalmente a melhorar a educação pré-escolar em regiões carentes da cidade por meio de jovens monitores. www.riovoluntario.org.br.
     SEJA UM VOLUNTÁRIO - Criado pelo consultor Stephen Kanitz, pioneiro na defesa do trabalho voluntário. Conecta diretamente candidatos às entidades, www.voluntarios.com.br

graduados, que oferecem seus conhecimentos a comunidades carentes, www.aiesec.org/brasil .

     VOLUNTEER INTERNATIONAL – Site que reúne uma dúzia de organizações internacionais com programas desenhados para jovens universitários que desejem conhecer uma outra cultura enquanto colaboram como voluntários. www.volunteerinternational.org
     Voluntariado sem sair de casa
      ONLINE VOLUNTEERING – Programa on-line da ONU. Você pode se oferecer para fazer serviços como tradução de documentos, redação de textos, pesquisa, construção de sites e marketing para ONGs sediadas geralmente em países pobres, www.onlinevolunteering.org.
     Glossário
     Conheça as principais palavras, siglas e expressões usadas no Terceiro Setor
     Advocacy – Expressão inglesa que define as ONGs que defendem causas fazendo campanhas e realizando lobby junto ao governo. Não agem diretamente no problema. O Greenpeace é o maior exemplo.
     Associação – É uma sociedade de duas ou mais pessoas para uma atividade sem fins lucrativos.
     Ativista – Pessoa que milita ativamente em prol de uma causa. Pode ser um voluntário ou mesmo um funcionário remunerado de uma ONG.
     Empreendedor social – Pessoa que toma a iniciativa de resolver um problema, geralmente na comunidade onde vive. Seu trabalho pode ser voluntário, mas o mais comum é que seja remunerado por uma ONG.
     Fundação – Instituição privada constituída geralmente por fundos de famílias ou empresas. São as principais financiadoras das entidades beneficentes.
     ONG – Sigla que significa “organização não-governamental”, uma entidade sem fins lucrativos, mas voltadas para realizar um trabalho de interesse público.
     OSCIP – Sigla para “organização da sociedade civil de interesse público”. É muito parecida com as ONGs, mas pode ser parceria de governos e remunerar seus dirigentes.
     Protagonista – É um voluntário que assume responsabilidades num projeto, passando a ser um de seus líderes.
     Terceiro Setor – Enquanto o governo é chamado de Primeiro Setor e o conjunto das empresas privadas de Segundo Setor, as organizações privadas, mas sem fins lucrativos interessadas no bem público são definidas como Terceiro Setor.
     Voluntário – Pessoa que de dispõe a doar parte de seu tempo para ajudar a melhorar algum aspecto da realidade.

     Revista Terra - Novembro 2005 nº. 163



Fonte:http://www.salveaterra.com.br

Um comentário:

  1. Eu acho legal pessoas que são voluntarias para ajudar tudo por um mundo melhor assim o mundo ira melhorar muito com as pessoas ajudando

    Ester Ferreira Alves 7ºC

    ResponderExcluir